sábado, 22 de dezembro de 2012

#Resenha: Feios

Título: Feios

Título Original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Ano: 2005
Número de Páginas: 416
Nacionalidade: Americano
Classificação: 3/5

   Antes de tudo, tenho que confessar que, muito antes de pegar o livro e pensar em lê-lo, olhei para ele com desprezo  pensando ser um daqueles livros de psicologia. Só me interessei por ele, quando, na bienal de livros uma menina me indicou esse livro e falou sobre o que se tratava. Nunca tinha nem visto essa menina na minha vida, mas agradeço até hoje em meus pensamentos pela indicação. Alerta de SPOILERS na resenha:

Resenha:
       Tally Youngblood está para completar 16 e passar por uma operação que a deixará "perfeita". Ela vive em um cidade futurista, que divide as pessoas em "Feios" - os que não passaram pela operação - e os "Perfeitos", pessoas que além de perfeitas são praticamente indestrutíveis e muito fúteis. Tally é considerada uma "feia", e mal pode esperar para fazer a operação e se juntar com seus amigos em Nova Perfeição, onde há festas todo o tempo e nenhuma obrigação além de ir e se divertir nelas. 
      Mesmo sendo proibido visitantes de Vila Feia em Nova Perfeição, Tally se arrisca para ver um amigo seu que já passou pela operação, e acaba conhecendo Shay, uma feia que tem uma visão muito diferente da visão Tally sobre a operação e vida em Nova Perfeição. 
      Shay tenta convencer Tally de que uma vida perfeita não teria graça, mas não consegue, até que um dia revela a amiga que irá fugir de Vila Feia para ir viver na Fumaça, um local onde não é preciso se tornar perfeito, mas é preciso trabalhar para sobreviver, e recebe um bilhete contendo informações sobre como chegar na Fumaça. Tally fica triste por saber que nunca mais verá a amiga, mas animada por saber que a operação está chegando. 
     Quando chega o dia da tão esperada operação de Tally, ela é levada a Circunstâncias Especiais e é informada de que não se tornará perfeita se não ajudar o governo a descobrir a localização da Fumaça para que ele acabe com esta. Tally embarca então em uma viagem onde descobrirá que a operação é muita mais do que todos pensam que ela é, e se encontrará em um impasse entre viver na Fumaça, onde estará perto de Shay e de um novo amor mas onde terá que viver feia, ou desvendar as informações do bilhete de Shay, entregar a localização da Fumaça, e, finalmente, se tornar perfeita.
       Só de ler a sinopse, me lembrei logo de um livro que tinha lido na escola: Alice no Espelho, de Laura Bergallo. Pelo o fato de eu ter lido o livro da Alice antes, me fez ter um palpite - que acabou se concretizando - sobre o que mais a operação significava. Também me fez ficar um tanto presa o fato de que eu odiei o livro Alice no Espelho. Mas, com muito esforço, consegui separar os dois sentimentos, e perceber que, "Feios" é um ótimo livro, tem uma ideia brilhante (Alice no Espelho é de 2006, talvez seja plágio...), faz uma crítica a nossa sociedade de hoje, e ao mesmo tempo consegue envolver o leitor com os personagem e com as cenas. É um livro que, eu creio todas as pessoas vão gostar, desde aquelas que gostam de ficção até as que gostam de romance, a única esseção fica para o terror.

Sinopse:
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser perfeita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos perfeitos – que não é tão perfeito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa perfeita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Filme: Os direitos do livro foram comprados pela 20th Century Fox e pelo produtor John Davis, e tem o lançamento programado para 2013. Supostamente, India Eisley interpretaria Tally, Lucas Till seria David, e Kaya Scodelario interpretaria Shay. Respectivamente:


































 Por Coruja!

15 comentários:

  1. Olha, não sabia que teria filme! E nunca li também. Quem sabe agora hehe!

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro, nem nunca tinha ouvido falar querida! Mas fiquei bastante curiosa :)

    Sigo de volta!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Teu blog é lindo ♥.♥ Beijos http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa,este livro tá na minha lista a um tempo aguardando ser comprado. Ansiosa para ler *-*
    bj
    Manu

    ResponderExcluir
  5. eu não li esse livro que você citou na resenha, mas só seria plágio se o livro fosse igualzinho ao outro incluindo as citações, ter uma ideia igual ou parecida ou se inspirar em outros livros para escrever outro não é plágio.
    Shay não sabia que na fumaça (pessoas que não são a favor da cirurgia) você precisava trabalhar para conseguir as coisas e nem mesmo a Tally, elas só souberam das atividades e costumes deles quando chegaram ao local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava brincando sobre ser plágio :) Coloquei só por brincadeira, mas se vc levou a sério, me desculpe, ok?

      Excluir
  6. Eu já tinha visto algumas pessoas falares desse livro, acho que deve ser muito bom mesmo! Não sabia que ia virar filme, acho que vou tentar ler, antes que lancem!

    http://www.garotasmalvadas.com/

    Gostaria de divulgar seu blog para vários outros blogueiros?
    Visite: http://www.facebook.com/groups/389178984497486/

    ResponderExcluir
  7. Ameeei essa serie, estou ansiosíssima aqui!!

    E tem selinho pra vc no blog, Bjs!

    A Viajante dos Livros - Selinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu PRECISO ler esse livro!! Já li resenhas ótimas, como a sua, de várias pessoas que adoraram o livro. Mal posso esperar para ler :D
    Beijos
    http://spaceindaze.blogspot.com (obrigada pela visita!)

    ResponderExcluir
  9. Ai que legal, nunca tinha ouvido falar, parece ser muito bom. Vou esperar pra assistir o filme

    Beijinhos <3
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar dele, mas nunca li uma resenha sobre ele. Esclareceu minhas dúvidas e, agora, estou louca para lê-lo! Obrigada por ter comentado lá no blog, beijos!

    http://multipolarizada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parace ser bom. Fiquei curiosa para saber mais sobre Tally.

    Anjo adorei seu blog e estou seguindo!

    Vai lá conhecer meu blog quando puder!

    http://www.aerafeminina.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li o livro e nunca vi o filme, mais parece ser bem legal, vou ver um dia e comprar o livro e assistir o filme =), amei a postagem.

    Bjuus ;*
    Mundo da Isa

    ResponderExcluir
  13. Eu já conhecia o livro, mas nunca tive vontade de ler, mas depois de sua resenha e a do Cabine Literária,fiquei curiosa e vou ler antes do filme sair...

    Beijão :)

    ResponderExcluir