sábado, 3 de novembro de 2012

#Resenha: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 374

      É muito provável que você já tenha lido, ouvido falar, ou visto o filme da nova moda, os Jogos Vorazes. Quando eu falo "moda" não é no sentido de ser chato ou que eu não goste, pelo contrário. Mas antes de tudo, vamos a resenha... Alerta de spoilers!
       Passado em um futuro pós- apocalíptico, conta a história de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que faz de tudo para sustentar a irmã mais nova e a mãe traumatizada pela morte do marido. Elas vivem em Panem, um país dividido em 12 distritos subordinados a Capital. Juntamente com Gale, seu melhor e único amigo, ela sonha com a liberdade e uma sociedade diferente.
      Todos os anos, ela, e todos as pessoas de 12 a 18 anos são obrigatoriamente submetidos a um sorteio, no qual os sorteados, um menino e uma menina de cada distrito, serão levados a uma arena para competirem entre si até a morte.
         Era a primeira vez que sua irmã participaria, e por azar ela foi escolhida. Katniss, sempre disposta a cuidar dos que ama, se voluntaria para ir no lugar da irmã, que teria poucas chances de sobreviver nos Jogos Vorazes. Deste modo, ela é levada, junto com o garoto de seu distrito  Peeta Mellark, para a Capital, onde passa por um processo de "embelezamento" e preparação para a competição. Ela entra nos Jogos focada em vencer, mas se pega em um empasse entre sobreviver para cuidar dos que ama, tendo assim que matar os outros competidores, e em manter seus ideias morais, tentado não matar mas se expondo ao risco de ser morta.
       Repleto de ação, o livro pode parecer meio entediante no começo, mas logo a história muda. Recomendado para aqueles que não têm frescura e que não ficam chocados com mortes, porque são muitas. O livro começa a ficar melhor quando Katniss é selecionada, e tem seu ápice na arena. Também considero esse o melhor livro da trilogia Jogos Vorazes.
      Já o filme, com um certo tom épico, tem ótimas cenas na capital e dentro dos Jogos, com destaque para a atuação de Woody Harrelson como Haymitch Abernathy, o mentor de Katniss e Peeta para os Jogos. O único "ponto fraco" foram as cenas do vestido em chamas de Katniss, e a roupa em chamas dela e de Peeta, onde os efeitos foram muito, muito ruins. O filme parece muito com o livro, provavelmente pelo fato da autora do livro, Suzanne Collins, também ter sido a roteirista juntamente com Gary Ross e Billy Ray. 

Trailer:

Por Coruja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário